A bicicleta como meio de transporte – Estudo de caso: Copenhagen
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Trabalho de disciplina)
Curso ou área do conhecimento
Engenharia de Transporte
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
M.Duarte, N. Paes e B. Fonseca
Língua
Português
Abrangência geográfica
País estrangeiro específico
País
Dinamarca
Ano da publicação
2015
Palavra chave 1
Infraestrutura
Palavra chave 2
Planejamento
Descrição
A questão da mobilidade urbana surge como um novo desafio às políticas ambientais e
urbanas de todo o País. As crescentes taxas de urbanização, as políticas públicas que não
priorizam o transporte coletivo, assim como a retomada do crescimento econômico levaram a
um aumento da motorização individual sem precedentes. Mas, por mais investimentos que
sejam feitos, a infraestrutura das cidades mostra-se incapaz de absorver toda esta demanda
por espaço.
A “imobilidade” causada por este colapso aliado ao aumento nos níveis de poluição exigem
mudanças profundas nos padrões tradicionais de mobilidade, tendo em perspectiva também
cidades mais justas e sustentáveis. Estados e Municípios tem cada vez mais colocado entre as
suas prioridades, projetos que valorizam o transporte público, além de alternativas de
mobilidade sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e aliviem a tensão dos grandes
centros urbanos. Neste sentido, a bicicleta, entendida como meio de transporte e não apenas
destinada ao lazer, tem se apresentado como uma solução barata, que promove a saúde e
possui maior interface com as ruas promovendo mais segurança e vitalidade.
Nesse trabalho apresentamos as ações que a cidade de Copanhagen na Dinamarca, conhecida
mundialmente por ser uma das primeiras cidades amigáveis aos ciclistas, vem empreendendo
ao longo do tempo e também os benefícios advindos da priorização deste modal de
transporte.