A bicicleta como meio de transporte – Estudo de caso: Copenhagen

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Trabalho de disciplina)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transporte

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

M.Duarte, N. Paes e B. Fonseca

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Dinamarca

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

Planejamento

Descrição

A questão da mobilidade urbana surge como um novo desafio às políticas ambientais e

 

urbanas de todo o País. As crescentes taxas de urbanização, as políticas públicas que não

 

priorizam o transporte coletivo, assim como a retomada do crescimento econômico levaram a

 

um aumento da motorização individual sem precedentes. Mas, por mais investimentos que

 

sejam feitos, a infraestrutura das cidades mostra-se incapaz de absorver toda esta demanda

 

por espaço.

 

A “imobilidade” causada por este colapso aliado ao aumento nos níveis de poluição exigem

 

mudanças profundas nos padrões tradicionais de mobilidade, tendo em perspectiva também

 

cidades mais justas e sustentáveis. Estados e Municípios tem cada vez mais colocado entre as

 

suas prioridades, projetos que valorizam o transporte público, além de alternativas de

 

mobilidade sustentáveis, que não agridam o meio ambiente e aliviem a tensão dos grandes

 

centros urbanos. Neste sentido, a bicicleta, entendida como meio de transporte e não apenas

 

destinada ao lazer, tem se apresentado como uma solução barata, que promove a saúde e

 

possui maior interface com as ruas promovendo mais segurança e vitalidade.

 

Nesse trabalho apresentamos as ações que a cidade de Copanhagen na Dinamarca, conhecida

 

mundialmente por ser uma das primeiras cidades amigáveis aos ciclistas, vem empreendendo

 

ao longo do tempo e também os benefícios advindos da priorização deste modal de

 

transporte.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.