Clima | Poluição | Sustentabilidade
Uso diário de bicicleta reduziria emissões de CO2 em 700 milhões de toneladas por ano
O setor de transporte – e especialmente os carros – é responsável por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa, e a demanda mundial por transporte deve triplicar até meados do século. Por meio de um banco de dados sobre posse e uso de bicicletas em 60 países, um grupo de pesquisadores conseguiu mostrar que, embora a fabricação de bicicletas tenha superado a de automóveis entre 1962 e 2015, o percentual de seu uso em deslocamentos diários foi de apenas 5% da média.
Em alguns países, como os Estados Unidos, o número de bicicletas é alto, mas seus proprietários tendem a considerar o ciclismo mais como uma atividade de lazer do que como um meio de transporte diário, e as viagens curtas costumam ser feitas de carro. Mas se todos pedalassem em média 1,6 km por dia, o mundo reduziria as emissões de CO2 em cerca de 414 milhões de toneladas por ano, o equivalente às emissões anuais do Reino Unido, calculam os pesquisadores.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: RFI
- Data de publicação original: 20/08/2022