As relações entre parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam : estudos de caso na cidade de Porto Alegre/RS
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano e Regional
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
Jennifer Domeneghini
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Rio Grande do Sul
Município
Porto Alegre
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Bicicleta
Palavra chave 2
ciclista
Palavra chave 3
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 4
Parque urbano
Palavra chave 5
Rede Cicloviária
Descrição
Os estudos que abrangem os temas de parques urbanos, ciclistas e rede cicloviária não são analisados em conjunto, gerando assim a necessidade de entender as relações entre esses temas ligados ao planejamento urbano e ambiental. O objetivo central desta dissertação é compreender as relações entre os parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e os ciclistas que frequentam os Parques Farroupilha, Marinha do Brasil e Moinhos de Ventos, localizados na cidade de Porto Alegre/RS. Neste estudo foram realizados levantamentos de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas. Adotou-se como metodologia a utilização da abordagem de Método Mistos, com o levantamento concomitante de dados quantitativos e qualitativos, que permitem a exploração não somente de variáveis selecionadas, como a consideração das opiniões dos ciclistas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários para os ciclistas que frequentam cada um dos três parques urbanos, utilizando as formas de coleta presencial e online, permitindo assim, a comparação dos resultados entre parques urbanos e entre as formas de coletas. Através dos resultados, observa-se que a existência de ciclovias próximas a parques é um fator de importância para que os ciclistas os frequentem, existindo vários fatores que levam esse público a utilização desses espaços, sendo o lazer o principal deles. A partir destas informações, é possível concluir que os parques urbanos e a infraestrutura cicloviária precisam ser pensados em conjunto na cidade.