A demanda reprimida do turismo de bicicleta

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Gestão de Negócios Turísticos

Veículo

Brazilian Journal of Development

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Victor Vasconcellos e Fátima Priscila Morela Edra

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

Ciclismo urbano

Palavra chave 2

Cicloturismo

Palavra chave 3

Cicloviagem

Descrição

A mobilidade cicloviária tem se apresentado como alternativa de planejamento e humanização de zonas de circulação em consonância à praticidade e fruição de deslocamento no tempo e espaço. Nesse contexto, processos culturais e afirmações contemporâneas, dentre eles o turismo, destacam a bicicleta como oferta de transportes, segmento de mercado e estilo de vida. Este estudo teve por objetivo verificar a influência de movimentos sociais cicloinclusivos para o fomento ao turismo de bicicleta. Realizou-se pesquisa com participantes das ações mensais da rede de ciclistas e ativistas, Escola Bike Anjo, dos municípios de Niterói (RJ) e Recife (PE). Observou-se que 20,5% dos respondentes indicaram utilizar a bicicleta para cicloturismo e 5% para cicloviagens. A principal motivação indicada para o uso da bicicleta foi ser mais saudável para mente e corpo (92%), enquanto que falta de infraestrutura cicloviária (42%) e falta de segurança no trânsito (38%) foram apontados como principais impedimentos. A análise revelou uma demanda reprimida da mobilidade cicloviária para uso diário e lazer, incluindo o turismo de bicicleta, devido à falta de segurança para pedalar em vias urbanas compartilhadas com outros meios de transporte como os automóveis, decorrente da falta de conectividade da malha cicloviária somada à escassez de infraestrutura como ciclovias, ciclofaixas e sinalização. Ponderou-se que para existir turismo de bicicleta e atender às demandas, precisa ocorrer um processo de cultura da mobilidade cicloviária na sociedade brasileira, tal como a rede Bike Anjo que incentiva, nacionalmente, por meio de ações sociais, condições que viabilizem a ciclabilidade nos espaços.

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