Pedalar na cidade: uma experiência educativa
Tipo de publicação
Artigo
Veículo
Caderno Eletrônico de Ciências Sociais
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Sheila Hempkemeyer
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Arte
Palavra chave 2
Cicloativismo
Palavra chave 3
Cotidiano
Palavra chave 4
Educação
Descrição
Resumo: Este estudo provém de uma pesquisa de Mestrado em
Educação. Discute formas de subjetivação contemporânea,
estratégias de reexistência, vendo a educação enquanto
acontecimento dinâmico e permanente. Enxerga na bicicleta um
potencial educativo e ambiental, apoiando-se nos Estudos
Culturais e contribuições coletivas costuradas pelos referenciais
teóricos escolhidos. Tem por objetivo refletir sobre olhares e
narrativas que produzem e são produzidos a partir do encontro
entre pessoas e bicicletas, enquanto corpos pedalantes nesta
relação bicicleta-cidade. O estudo potencializa narrativas
ficcionais e suas inventividades expressas na página do Facebook
“Seres Pedalantes”, criada a partir da imersão etnográfica para
coletar e disparar histórias sobre o tema proposto. Uma
metodologia tecida no fazer cotidiano. Através do inventário de
imagens e narrativas, analisa os efeitos educativos da bicicleta
na vida de quem pedala. Pensando a cidade enquanto mudança
cotidiana através do olhar e do sentir pedalante, relacionando o
ambiente e a dinâmica destes corpos, tecendo múltiplas
afetações estéticas, poéticas, políticas.