Mulheres, por que não pedalam? Por que há menos mulheres do que homens usando bicicleta em São Paulo, Brasil?
Tipo de publicação
Artigo
Veículo
Revista Transporte y Territorio
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Letícia Lindenberg Lemos et alii
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2014
Palavra chave 1
Cidade
Palavra chave 2
Gênero
Palavra chave 3
Mulher
Palavra chave 4
Origem-destino
Descrição
Co-autoras: Marina Kohler Harkot, Paula Freire Santoro e Isis Bernardo Ramos.
Os poucos dados gerais existentes sobre o uso da bicicleta na Região Metropolitana deSão Paulo indicam uma baixa representatividade feminina. No entanto, levantamentos realizados pela Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo demonstraram um aumento considerável na quantidade de mulheres usando bicicleta como meio de transporte nos locais onde foi implantada infraestrutura para bicicletas. Apesar de isso indicar que a oferta de infraestrutura é relevante para mulheres adotarem bicicleta como meio de transporte, o aumento não foi uniforme no território, ocorrendo em maior grau em vias de ligação entre bairros centrais e mais periféricos. Tendo como contexto a implantação de infraestrutura para bicicleta em São Paulo, em contraposição ao privilegio histórico dado os modos motorizados individuais, pretende-se apresentar e analisar os dados quantitativos disponíveis sobre o padrão de mobilidade urbana em São Paulo, tendo como base a pesquisa Origem-Destino do Metrô. Com foco sobre o uso da bicicleta comparativamente a outros modos, e com diferenciação por gênero e
renda, objetiva-se debater aspectos…