georreferenciamento | Mapeamento | Tecnologia
CycleAI: a ferramenta que “empodera o utilizador comum de bicicleta a lutar pela sua própria segurança”
Se a sensação de risco impede os cidadãos de utilizarem mais a bicicleta, de que forma é possível garantir a segurança dos ciclistas e tornar as cidades seguras para quem opta pela mobilidade ciclável? A CycleAI é um projecto tecnológico que surge para responder a este desafio, através da inteligência artificial, colocando nas mãos dos utilizadores da bicicleta a melhoria da sua própria segurança. A ferramenta foi apresentada, esta semana, à comunidade internacional durante a Velo-City 2021.
Criada em Outubro de 2020 por Miguel Sampaio Peliteiro, médico, e Luís Rita, cientista de dados, a ferramenta CycleAI nasce com o propósito de informar os ciclistas sobre os locais mais e menos seguros de uma cidade, através da análise de imagens e da automatização de um processo de percepção de segurança para quem usa as duas rodas sem motor. Foi devido a um acidente de bicicleta sofrido por Miguel Peliteiro, em Maio de 2020, que surgiu a ideia de desenvolver uma ferramenta que garantisse a segurança dos ciclistas, e, em última instância, a melhoria das infraestruturas cicláveis dos municípios. Ao recorrer a algoritmos que mapeiam pontos de riscos e construindo mapas de segurança ciclável de alta resolução, este projecto pretende também diminuir a taxa de acidentes nas cidades e, no futuro, a uma escala global.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Smart Cities
- Data de publicação original: 09/09/2021
- Endereço: Clique para acessar