Possibilidades e limites da bicicleta na Educação Física Escolar
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Educação Física
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Cristiano Ransolin
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
Atividade física
Palavra chave 2
Educação
Palavra chave 3
Educação física
Palavra chave 4
Esporte
Palavra chave 5
Saúde
Palavra chave 6
Saúde pública
Descrição
Tendo em vista a expressão do ciclismo em Porto Alegre foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores orientadores de estágio da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para discutir as possibilidades de se tratar da bicicleta como conteúdo da educação física escolar. As entrevistas foram estruturadas em 3 blocos: a bicicleta em Porto Alegre, os saberes e conteúdos privilegiados na educação física escolar, e a bicicleta como possibilidade na escola. As entrevistas demonstraram que a bicicleta é um possível conteúdo da educação física escolar assim como outras práticas não contempladas pelo currículo. O importante é saber as necessidades dos alunos e saber como contemplar determinado conteúdo. Questões relativas ao comportamento e à segurança, além da promoção de saúde e autonomia promovidas, são formas sugeridas para tal.