Bicicleta como Alternativa de Transporte em Curitiba
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Design
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Rafael Milani Medeiros
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Paraná
Município
Curitiba
Ano da publicação
2003
Palavra chave 1
Políticas Públicas
Descrição
Desde sua chegada no Brasil, a bicicleta foi muito popular entre os trabalhadores , especialmente junto aos empregados de indústrias, de pequenos estabelecimentos comerciais e de serviços das grandes áreas urbanas. Esse quadro sofreu modificações no final da década de 50, com o surgimento da indústria automobilística brasileira que permitiu a produção de automóveis de passeio e a instalação de algumas empresas fabricantes de ônibus para o transporte coletivo urbano. O uso da bicicleta experimentou desde então, acentuada queda na participação do trânsito nas principais cidades do país (GEIPOT, 2001). Esse momento coincidiu também com a substituição dos bondes elétricos por ônibus movidos à diesel.
Já no interior brasileiro, nas vilas e cidades com população inferior a 20 mil habitantes, o burro e o cavalo eram os meios de transporte predominantes. Essa situação veio a modificar- se, somente a partir do início da década de 80, quando a população rural substituiu suas montarias por bicicletas.