Potencialidades e desafios do uso da bicicleta no contexto da mobilidade urbana em Campos dos Goytacazes/RJ

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Ambiente e Políticas Públicas

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Elias Andretti Dantas do Vale

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio de Janeiro

Município

Campos dos Goytacazes

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

O transporte individual motorizado prevaleceu na história do desenvolvimento das cidades brasileiras e continua predominando sobre os transportes ativos. As políticas públicas que abordam o sistema de transporte não foram implementadas com êxito, reafirmando mais ainda a cultura do automóvel. A falta de planejamento urbano adequado no crescimento das cidades contribui com um sistema de trânsito e transporte ineficientes. A preocupação com o meio ambiente e a noção de sustentabilidade fez com que os novos planos de mobilidade propostos considerassem o transporte ativo como um dos agentes promotores do desenvolvimento sustentável da cidade. A inserção da bicicleta na Política Nacional de Mobilidade Urbana ganha destaque por ser uma forma de transporte barata, não poluente e acessível. Campos dos Goytacazes/RJ é uma cidade que possui o centro urbano com um relevo plano, favorecendo o uso da bicicleta como uma das principais formas de deslocamento, entretanto, observa-se que a utilização do veículo particular ainda é massiva na urbe. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é compreender o cotidiano da mobilidade urbana na cidade, entendendo como a bicicleta se insere nesse contexto. Para tanto, pretende-se avaliar essas condições do ponto de vista da infraestrutura, do respeito às leis de trânsito e da educação no trânsito. Para atender ao objetivo proposto foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental; levantamento de informações de trânsito a partir de monitoramento de GPS; e trabalho de campo, utilizando a observação sistemática em trechos estabelecidos a partir de critérios definidos conforme objetivo da pesquisa. Além disso, foi elaborado um mapa a fim de compreender a configuração socioespacial da malha cicloviária do município; e entrevista com responsável do departamento de trânsito e transportes da cidade.

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