A Dimensão Social e Tecnológica da Mobilidade Urbana – O Sistema de Transporte Urbano, os Modos não Motorizados: o Modo Cicloviário

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Tecnologia

Veículo

Mobilize

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Ana Paula dos Santos Cunha Araújo e Eudes Santana Araújo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

Sem data

Palavra chave 1

Percepção social

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Política de transporte urbano

Palavra chave 4

Tecnologia

Descrição

As bicicletas possuem características primordiais para a mobilidade
sustentável. Sendo um veículo com tração humana, não gera poluentes e
oferece qualidade de vida ao usuário.
No seu processo de fabricação, os insumos do petróleo na composição
são significativamente menores do que na fabricação de veículos
automotores.
As “magrelas”, como são conhecidas, não carecem de grandes áreas,
individualmente, para serem estacionadas: 75 cm de intervalo entre
suportes tipo “U” invertido são suficientes para duas bicicletas. Esse
detalhe favorece a mobilidade pois, quando paradas, elas não irão reter o
trânsito dos demais veículos e pedestres.
Essa modalidade de meio de transporte apresenta-se como sustentável
para os cidadãos que a utilizam para os deslocamentos por motivo de
trabalho, estudo, lazer, entre outros.
A integração da bicicleta com os demais modos de transporte coletivo,
principalmente os de alta capacidade, a segurança viária, a implantação de
rotas diretas nos deslocamentos, a coerência, o conforto e o percurso
atrativo são os fatores determinantes para a escolha deste modo.

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