A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana em cidades de médio porte: estudo de caso na cidade de Vitória (ES), Brasil
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Malena Ramos Silva, et alii
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Espírito Santo
Município
Vitória
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
CIDADE DE MÉDIO PORTE
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Palavra chave 4
Sustentabilidade
Descrição
Dentre as diversas funções urbanas, a mobilidade é de fundamental importância para a dinâmica nas
cidades, pois permeia e conecta os outros serviços essenciais. Os modos não motorizados, associados às
medidas de integração de diferentes modais de transporte, podem ser uma alternativa viável para a
redução dos problemas trazidos pela falta de ordenamento espacial, especialmente nas médias e
grandes cidades. O objetivo desse trabalho foi identificar os fatores que interferem no uso de bicicletas
como veículo de transporte na cidade de Vitória (ES), Brasil. A metodologia foi estruturada a partir da
aplicação de um questionário online com 10 questões objetivas e 02 abertas visando identificar os
principais fatores que incentivam ou desestimulam o uso desse veículo através da percepção dos
respondentes. Os resultados apontaram a infraestrutura cicloviária como principal fator de incentivo,
seguido da economia e de aspectos relacionados à saúde. A carência de estacionamentos apropriados e
também a insegurança se apresentaram como fatores desestimulantes, principalmente nos
deslocamentos diários no trajeto casa-trabalho. Foi também realizado um seminário com a participação
de varios segmentos da sociedade, objetivando ampliar a discussão dos resultados da pesquisa online. A
análise dos dados coletados apontou para a viabilidade dos modos de transporte não motorizados para
Vitória, sendo desejável, além de uma forte campanha educativa relacionada ao conceito de vias
compartilhadas, a implantação de sistemas integrados de transporte, de forma que as ruas não sejam
apenas vias de passagem, mas, também, locais de convivência.