Na garupa da cidade: Os 12 trabalhos e Bicicletas de Pequim

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Comunicação

Veículo

Repositório Institucional UFC

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Cecilia Mello

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

China

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Cinema

Palavra chave 2

Cultura

Palavra chave 3

Espaço Urbano

Palavra chave 4

Planejamento

Descrição

Esse artigo parte do movimento do cinema através da cidade para sugerir uma análise comparativa entre os filmes Os 12 trabalhos (Ricardo Elias, 2006) e Bicicletas de Pequim (Shi qi sui de dan che, Wang Xiaoshuai, 2001). Ambos empregam uma prática espacial sobre duas rodas, desvelando o espaço urbano real a partir de um personagem masculino que atravessa São Paulo e Pequim em uma motocicleta e em uma bicicleta, respectivamente. Além disso, esses filmes são unidos por um “estilo móvel” ou “em movimento” que parece emanar do próprio espaço urbano no qual se inserem. Ao se deslocarem através da cidade, movidos pelo trabalho, esses personagens criam trajetórias diversas, frequentemente pontuadas por encontros inesperados. A prática espacial é aqui indissociável do veículo no qual os personagens se deslocam. Com isso, a mobilidade e o mapeamento das cidades ganha um certo grau de velocidade e improviso – qualidades relacionadas aos veículos sobre duas rodas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.