Modelo para promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta : uma abordagem do design de serviços para o comportamento sustentável

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Design

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Gheysa Caroline Prado

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Comportamento

Palavra chave 2

Design

Palavra chave 3

Mobilidade ativa

Palavra chave 4

Mobilidade Urbana Sustentável

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Descrição

O crescimento da população, associado ao processo acelerado de urbanização, com mais de 50% das pessoas vivendo em cidades, tem pressionado negativamente aspectos ambientais e sociais. Entre as áreas comprometidas, está a de mobilidade urbana, na qual tem havido priorização dos automóveis e demais meios motorizados em detrimento da mobilidade ativa, sendo, tais problemas, exacerbados nos entornos de locais com grande movimentação simultânea de pessoas, como centros comerciais, escolas e universidades. Entendendo o design como decisivo na promoção de estilos de vida mais sustentáveis e na melhoria da qualidade de vida das pessoas, integrando conhecimentos e os aplicando à solução de problemas reais tem-se, como pergunta de pesquisa: Como estratégias de design podem ser utilizadas para promover a mobilidade urbana ativa e sustentável com foco na bicicleta em ambiente universitário? Assim, no decorrer desta tese é apresentado um panorama sobre a participação do design neste cenário e suas formas de atuação como agente em prol do desenvolvimento sustentável. A partir deste levantamento, foram utilizadas estratégias de design para o comportamento sustentável e design de serviços para o criação de um modelo de promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta em contexto universitário. Para tal, foi utilizado o método de pesquisa Action Design Research (ADR), que adota quatro etapas: 1) formulação do problema; 2) proposição do artefato (projeto, desenvolvimento e avaliação; 3) reflexão e aprendizado e 4) formalização do aprendizado. Este método permitiu a solução do problema de forma prática, com a elaboração do artefato do tipo modelo e oferecendo, também, contribuições teóricas. Na etapa 1 foi realizado levantamento de dados por meio da revisão de literatura e revisão bibliográfica sistemática, além de uma análise sobre a mobilidade na UFPR em Curitiba e o mapeamento e análise de artefatos similares. Desta fase foram obtidos os requisitos para a proposição do modelo, bem como identificadas lacunas teóricas nas quais a presente pesquisa buscou contribuir. As etapas 2 e 3 desempenham um ciclo por meio do qual é proposta uma solução para problema definido e refinado na fase anterior. A versão preliminar do modelo aplicou estratégias de Design de Serviços e Design para o Comportamento Sustentável para promover a mudança de hábitos quanto à forma de deslocamento dos participantes. Para verificação da efetividade do modelo quanto a adoção das estratégias do design, aplicação na comunidade universitária, promoção da mudança de comportamento, satisfação dos participantes e divulgação dos resultados, foram utilizadas as seguintes estratégias de coleta de dados: questionários, entrevistas, focus group, etnografia móvel e sondas culturais. Após cinco ciclos de refinamento, obteve-se a versão do modelo considerada solução satisfatória ao problema exposto, com posterior validação quanto à efetiva aplicação das estratégias previstas, as quais promoveram mudanças de hábitos e comportamentos entre os participantes. Posteriormente foram traçadas as considerações finais quanto aos objetivos, método e sugestões para trabalhos futuros. PALAVRAS-CHAVE: mobilidade urbana; mobilidade urbana sustentável; mudança de comportamento; design para o comportamento sustentável; mobilidade ativa; bicicleta; design de serviço.

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