A bicicleta como meio de transporte: um estudo sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Jéssica Machado Seolin

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Foz do Iguaçu

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Este trabalho trata questões de mobilidade urbana e cicloviária da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Estudou-se a relação entre o espaço urbano e a cultura de uso de bicicleta, assim como diretrizes de mobilidade cicloviária em dois grupos de cidades, as pequenas e as médias e grandes no oeste do Paraná e pelo Brasil. São apresentadas as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu/PR (Mobi Foz) e um levantamento do perfil dos ciclistas na cidade a fim de realizar uma análise crítica das propostas de projeto do Plano em relação à cultura do uso de bicicleta na cidade. O trabalho realiza uma análise comparativa entre as diretrizes de mobilidade cicloviária das cidades levantadas com as diretrizes presentes no Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu. Identificou-se que o Plano Mobi Foz prioriza diretrizes de infraestrutura em suas metas e não contempla propostas em eixos que podem contribuir para o desenvolvimento urbano alinhado às agendas de direito à cidade, como interseccionalidade, participação popular e meio ambiente. Do ponto de vista projetual, as propostas das infraestruturas cicloviárias aparecem desarticuladas com as necessidades técnicas de implementação e os equipamentos necessários para garantir uma rede de transporte cicloviário de qualidade. Foi identificado onde pode ser necessário reavaliar as prioridades e o foco das diretrizes do Plano para planejamento, projeto e uso real da possível malha cicloviária, visando incluir a população local e buscar o direito à cidade de forma equânime.

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