A mobilidade suave e a sinistralidade rodoviária envolvendo ciclistas: contributos da PSP

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Transporte

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Luís Filipe Cardoso da Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Planejamento

Palavra chave 3

Rodovias

Palavra chave 4

SEGURANÇA RODOVIÁRIA

Palavra chave 5

Sinistro

Palavra chave 6

transporte ativo

Palavra chave 7

Violência viária

Descrição

O fenómeno da sinistralidade rodoviária é um problema e uma preocupação planetária, congregando vontades e expetativas para debelar as suas trágicas consequências. Num quadro de novas tendências de utilização dos territórios urbanos, também, como instrumentos de integração e equidade sociais, os modos de mobilidade suave têm vindo a assumir papel importante. De entre estes, o incremento na utilização da bicicleta tem resultado num acréscimo, inevitável, de alguns conflitos, em especial com os veículos motorizados. A sinistralidade rodoviária que decorre destas tensões merece uma atenção especial, uma vez que os ciclistas têm uma proteção acrescida perante a legislação rodoviária, considerando-os utilizadores vulneráveis. Neste contexto, o propósito deste trabalho passa por abordar a realidade que envolve a utilização da bicicleta e a sinistralidade rodoviária na área da PSP, no período 2012 – 2015; e, a partir daí, propor um modelo de atuação operacional – o triângulo operacional –, que favoreça a sua prevenção. Este modelo envolve três serviços que a PSP tem implementados (trânsito, MIPP – Escola Segura e ciclo patrulhas); indicando-se que a sua atividade deve privilegiar duas das áreas de intervenção que são apontadas na literatura como essenciais para a redução deste tipo de sinistralidade: a fiscalização e a educação rodoviária.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.