Mobilidade sustentável em bicicleta: o caso de Águeda

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Ciências Sociais

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

João Pedro da Graça Vidal

Língua

Português

Abrangência geográfica

País estrangeiro específico

País

Portugal

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Cidades Sustentáveis

Palavra chave 2

Infraestrutura

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

O conceito da mobilidade sustentável, particularmente em bicicleta, reúne a atenção das mais diversas entidades políticas, académicas e civis. A mitigação da perniciosidade proveniente do excesso de motorização é um dos grandes desafios contemporâneos, justificando a necessidade do envolvimento de diversos atores em diversos níveis sociais. Devido ao corrente monopólio da quota modal pelo transporte motorizado individual, tornou-se evidente que terá de ser dada a primazia a outras soluções, com o objetivo de diminuir as consequências da situação vigente, em âmbitos como a poluição ambiental, a sinistralidade rodoviária, a saúde pública e a dedicação excessiva de espaço público urbano. A bicicleta oferece um transporte barato, rápido e eficiente, assim como contribui, para a sociedade e para os seus utilizadores, com uma panóplia de benefícios comprovados. Adicionalmente, é considerada como o meio de transporte mais divertido e libertador. O presente relatório de estágio centra-se no tema da mobilidade sustentável em bicicleta, aplicado a este caso de estudo que é Águeda. É composto por uma revisão bibliográfica, pesquisa histórica e hodierna desta temática, caracterização da realidade aguedense ao nível físico e social, avaliação crítica e elaboração de propostas consequentes. São ainda explanados todos os trabalhos requeridos, dentro deste âmbito e realizados durante o período de estágio, de modo a adscrever estes ao foco e objetivos principais. Considero que em Águeda está presente um potencial para o aumento do uso da bicicleta como meio de transporte, que necessita de ser promovido ao alavancar as mais-valias já existentes, referentes a infraestruturas, cultura, história ou capital social.

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