Ciclismo de Estrada na grande São Paulo

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Parceria institucional mista

Nome do autor

Aliança Bike, AZS, Bike é Legal, FPC, Triatlon São Paulo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Metropolitana

País

Brasil

Estado

São Paulo

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Cicloturismo

Palavra chave 2

Esporte

Palavra chave 3

Lazer

Palavra chave 4

Rodovias

Palavra chave 5

Segurança viária

Descrição

RESUMO DOS RESULTADOS
O mercado de bicicletas elétricas alcançou 32.110 unidades em 2020, um crescimento de 28,4% em comparação com 2019. O preço médio das bicicletas elétricas foi calculado em R$ 5.900,00 e a movimentação das vendas foi de R$ 190 milhões ao longo de todo ano de 2020. As projeções para 2021 são de crescimento da ordem de 23%, no cenário mais conservador, alcançando 39.500 unidades de bicicletas elétricas no país. No cenário otimista, o crescimento será de 34%, atingindo 43 mil unidades até o final de 2021.
CONTEXTO
Em setembro de 2020 a Aliança Bike lançou a Revista Bicicletas Elétricas, onde apresentou metodologia para estimativa do mercado de bicicletas elétricas no país. Este boletim usa dados de todo o ano de 2020 e de janeiro e fevereiro de 2021 para analisar e projetar o mercado de bicicletas elétricas.
Importante salientar que 2020 foi um ano de aumento expressivo nas vendas de bicicletas no geral, conforme mostram os boletins mensais divulgados pela própria Aliança Bike. Porém, o setor enfrentou falta dos principais insumos para a montagem de bicicletas. Considerando a superação dessas questões, é necessário analisar o desenvolvimento do mercado.
Este boletim apresenta a recapitulação da metodologia, a consolidação dos dados de 2020, a série histórica desde 2016, a movimentação em vendas e as projeções e expectativas do mercado de bicicletas elétricas para 2021.
RECAPITULAÇÃO DA METODOLOGIA
A metodologia utilizada na Revista Bicicletas Elétricas 2020 se baseia nos dados de importação do produto, na estimativa de produção em relação à importação e na produção no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.