Da priorização dos meios de transportes públicos e não-motorizados: o caso do Bicicleta Integrada

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Políticas Públicas

Veículo

21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Secretaria de Conservação e Serviços Públicos - Fortaleza

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Ceará

Município

Fortaleza

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Compartilhamento

Palavra chave 2

Equidade

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Palavra chave 5

Transporte público

Descrição

Desde meados de 2014, Fortaleza vem implementando diversas ações que buscam tornar
mais seguro e eficiente o transporte por bicicleta na cidade. As ações iniciaram dentro de um
contexto que se mostrou favorável devido a questões locais e externas, tais como: forte
vontade política, o crescimento do cicloavitismo na cidade e a criação do instrumento legal
Plano Diretor Cicloviário Integrado – PDCI, no ano de 2014.
A partir da aprovação do PDCI, através da lei 10.303 de 23 de dezembro de 2014, foi criada
a Gestão Cicloviária do Município de Fortaleza (FORTALEZA, 2014), formada por uma equipe
técnica de arquitetos e engenheiros com foco na implementação do plano, que se tornou de
fato um importante instrumento para o município, com diretrizes para nortear as ações de
políticas cicloviárias no horizonte de ação até o ano de 2030, garantindo a priorização do
transporte cicloviário, com metas para implantação de infraestruturas cicloviárias, diretrizes
para elaboração de projetos, assim como a proposição de projetos e ações para incentivar o
uso da bicicleta.

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