Fatores para integração da bicicleta com o transporte público em Belém-PA
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Engenharia Civil
Veículo
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Marcus Vinicius Guerra et alii
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Pará
Município
Belém
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
Integração
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Palavra chave 4
Transporte público
Descrição
A Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP (2007) define a integração como
um procedimento de organização operacional eficiente com o objetivo de otimizar os
recursos utilizados no transporte, através da abrangência da sua oferta, atendendo de forma
mais racional os usuários, aumentando a acessibilidade da população e se caracterizando
como elemento de melhoria da qualidade de vida e da preservação ambiental. A integração
é capaz de reorganizar os sistemas de transporte público, de ordenar a ocupação do solo
urbano, de estabelecer prioridades no uso do sistema viário e de fiscalizar a operação do
sistema de transporte público.
Desta forma, é de extrema importância que se invista em integração entre os meios de
transporte urbanos, incluindo a bicicleta como parte importante desta forma de interligar o
espaço urbano e promover a mobilidade sustentável nas cidades. De acordo com Soares
(2013), a bicicleta é comprovadamente um meio de transporte ambientalmente saudável,
não produz gases poluentes para o meio ambiente quando do seu uso, reduz os níveis de
congestionamento, melhora a saúde dos usuários e promove um ambiente mais amigável
nas cidades.
De acordo com o Ministério das Cidades (2007), a integração entre a bicicleta e os meios de
transporte coletivo nas cidades brasileiras tem os seguintes objetivos: incluir a bicicleta
como meio de transporte habitual nas viagens por motivo de trabalho, e reforçar modos
coletivos como principais meios de transporte para viagens médias e longas das populações
nos médios e grandes aglomerados urbanos.