Estimular as pessoas a utilizar as ciclovias integradas com transporte público em seus deslocamentos para o trabalho
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Transporte
Veículo
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Diego Silva ; Mateus Bravo de Aguiar ; Sabrina Machado de Assis
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
baixo carbono
Palavra chave 2
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 3
Compartilhamento
Palavra chave 4
Intermodalidade
Palavra chave 5
Mobilidade por bicicleta
Descrição
Um dos problemas que muitas cidades brasileiras têm em comum com outras
cidades mundiais é a falta de mobilidade urbana, devido a pouca infraestrutura
existente nas rodovias brasileiras. Isso implica diretamente no congestionamento do
transito por veículos motorizados, que são grandes emissores de gás de efeito estufa.
O transporte individual, que e bem utilizado no Brasil, segundo Ribeiro (2011)
responde por cerca de 35% das viagens motorizadas, em média, é responsável por
quase 60% das emissões de dióxido de carbono nos centros urbanos brasileiros,
enquanto o transporte público coletivo responde por cerca de 25% das emissões totais
de CO2 na pior situação considerada. Conforme Ribeiro (2011) supõe que a melhor
política de redução das emissões dos GEE passa pelo estímulo e pela melhoria dos
sistemas de transporte público coletivo. No Brasil, segundo informações do Ministério
da Ciência e Tecnologia (MCT), o setor de transporte responde por cerca de 9% das
emissões totais de CO2.