Conhecimento e restauração de uma via ciclável – Anápolis, Goiás
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
POLITICA CICLOVIÁRIA
Veículo
21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Letícia de Oliveira Casari Moreira; Fernanda Antônia Fontes Mendonça
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Goiás
Município
Anápolis
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Deslocamento
Palavra chave 3
Mobilidade ativa
Palavra chave 4
Qualidade de vida
Descrição
Segundo dados do Denatran (2014) o número de pessoas que adquiriram veículos
motorizados cresceu. Em 2010 foram fabricados 64.817.974 veículos no Brasil, em 2014
foram 86.700.490 veículos. Isso mostra que, principalmente carros e motos, tem se tornado
um “mal necessário” (CHAPADEIRO, 2011), justificado pela necessidade de se percorrer um
longo caminho em um curto espaço de tempo, então, o entendimento é que o benefício
supera o prejuízo, na teoria.
No Brasil, cidades de médio porte, apresentam uma taxa média de 1,36 habitantes para
cada veículo (Denatran, 2015). Este número representa um volume significativo de
automóvel que traz prejuízo ao espaço viário conforme externaliza Chapadeiro (2011):
“Os espaços viários tornam-se inadequados para comportar de
maneira harmônica a quantidade crescente de veículos
motorizados e pessoas que realizam seus deslocamentos a pé ou
de bicicleta” (CHAPADEIRO, 2011, p.2)
Entretanto existem alternativas no planejamento urbano, que podem auxiliar e incentivar o
uso dos modos ativos, de baixo custo e baixa manutenção. Segundo Ferrari (1991) com o
planejamento urbano adequado pode-se tentar atingir este objetivo, e colocar em prática
este ideal. Para minimizar os problemas causados pelos transportes individuais
motorizados, um deles que é o auto índice de morte por acidentes de trânsito, o uso da
bicicleta está sendo incentivado e também o uso do transporte coletivo com o objetivo de
promover uma redução do caos urbano que as cidades vem vivenciando além das
exigências da lei 12.587/2012, a lei da mobilidade.