Conhecimento e restauração de uma via ciclável – Anápolis, Goiás

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

POLITICA CICLOVIÁRIA

Veículo

21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Letícia de Oliveira Casari Moreira; Fernanda Antônia Fontes Mendonça

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Goiás

Município

Anápolis

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Deslocamento

Palavra chave 3

Mobilidade ativa

Palavra chave 4

Qualidade de vida

Descrição

Segundo dados do Denatran (2014) o número de pessoas que adquiriram veículos
motorizados cresceu. Em 2010 foram fabricados 64.817.974 veículos no Brasil, em 2014
foram 86.700.490 veículos. Isso mostra que, principalmente carros e motos, tem se tornado
um “mal necessário” (CHAPADEIRO, 2011), justificado pela necessidade de se percorrer um
longo caminho em um curto espaço de tempo, então, o entendimento é que o benefício
supera o prejuízo, na teoria.
No Brasil, cidades de médio porte, apresentam uma taxa média de 1,36 habitantes para
cada veículo (Denatran, 2015). Este número representa um volume significativo de
automóvel que traz prejuízo ao espaço viário conforme externaliza Chapadeiro (2011):
“Os espaços viários tornam-se inadequados para comportar de
maneira harmônica a quantidade crescente de veículos
motorizados e pessoas que realizam seus deslocamentos a pé ou
de bicicleta” (CHAPADEIRO, 2011, p.2)
Entretanto existem alternativas no planejamento urbano, que podem auxiliar e incentivar o
uso dos modos ativos, de baixo custo e baixa manutenção. Segundo Ferrari (1991) com o
planejamento urbano adequado pode-se tentar atingir este objetivo, e colocar em prática
este ideal. Para minimizar os problemas causados pelos transportes individuais
motorizados, um deles que é o auto índice de morte por acidentes de trânsito, o uso da
bicicleta está sendo incentivado e também o uso do transporte coletivo com o objetivo de
promover uma redução do caos urbano que as cidades vem vivenciando além das
exigências da lei 12.587/2012, a lei da mobilidade.

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