Percepções e atitudes em relação aos programas de compartilhamento de bicicletas: uma análise empírica de um programa brasileiro

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Administração

Veículo

Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Matheus Grage Tardin; Elaine Christina Gonçalves Dá Rós Baldam; Sonia Maria Dalcomuni

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Compartilhamento

Palavra chave 2

PERCEPÇÃO

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

As cidades têm um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento sustentável, pois consomem cerca de 70% dos recursos do
mundo e contribuem significativamente para as emissões de gases de
efeito estufa (Bibri e Krogstie, 2017). As Nações Unidas estimam que
66% da população mundial viverá nas cidades até 2050 (United
Nations, 2014). Este rápido processo de urbanização coloca uma
enorme pressão sobre os sistemas urbanos, sua capacidade de limitar suas emissões de gases do efeito estufa e de melhorar a mobilidade urbana e a saúde humana.
Para enfrentar o desafio de criar cidades mais habitáveis, é importante desenvolver iniciativas que permitam às sociedades adotarem
padrões de comportamento de transporte mais sustentáveis. Um
transporte dominado por carros tem sido a base do desenvolvimento
urbano em escala global há décadas e seu uso tem sido associado a
questões sociais, ambientais e econômicas como poluição do ar
local, emissões de gases de efeito estufa, congestionamentos rodoviários, ruído, mortalidade por acidentes e perda de espaço urbano
para ruas e estradas (Vergragt e Brown, 2007).

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