Percepções e atitudes em relação aos programas de compartilhamento de bicicletas: uma análise empírica de um programa brasileiro
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Administração
Veículo
Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Matheus Grage Tardin; Elaine Christina Gonçalves Dá Rós Baldam; Sonia Maria Dalcomuni
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Compartilhamento
Palavra chave 2
PERCEPÇÃO
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Descrição
As cidades têm um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento sustentável, pois consomem cerca de 70% dos recursos do
mundo e contribuem significativamente para as emissões de gases de
efeito estufa (Bibri e Krogstie, 2017). As Nações Unidas estimam que
66% da população mundial viverá nas cidades até 2050 (United
Nations, 2014). Este rápido processo de urbanização coloca uma
enorme pressão sobre os sistemas urbanos, sua capacidade de limitar suas emissões de gases do efeito estufa e de melhorar a mobilidade urbana e a saúde humana.
Para enfrentar o desafio de criar cidades mais habitáveis, é importante desenvolver iniciativas que permitam às sociedades adotarem
padrões de comportamento de transporte mais sustentáveis. Um
transporte dominado por carros tem sido a base do desenvolvimento
urbano em escala global há décadas e seu uso tem sido associado a
questões sociais, ambientais e econômicas como poluição do ar
local, emissões de gases de efeito estufa, congestionamentos rodoviários, ruído, mortalidade por acidentes e perda de espaço urbano
para ruas e estradas (Vergragt e Brown, 2007).