Perspectivas da integração modal ônibus-bicicleta em áreas centrais – Estudo de caso de Campo Grande-MS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA

Veículo

Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Renato Saravy Diacopulos ; Rochele Amorim Ribeiro ; Luciana Márcia Gonçalves

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Planejamento Urbano

Palavra chave 2

Políticas Públicas

Palavra chave 3

Transporte público

Descrição

O conceito mobilidade urbana é de certa forma recente e vinculado com a
capacidade de transportar pessoas e bens dentro da cidade, sendo um tema amplo quanto
às variáveis territoriais que compõem a própria cidade. Mais utilizado como sinônimo de
transporte de pessoas e cargas dentro do meio urbano, hoje há um consenso é que a
mobilidade urbana busca uma melhoria em sua qualidade, ou mesmo a sustentabilidade,
sendo esses, prioridade por sistemas coletivos, não motorizados ou sendo eles motorizados,
de funcionamento elétrico. Diante dessa busca conjunta, um marco ocorreu em 2012, com a
criação da Lei Federal n. 12.587 (BRASIL, 2012), conhecida como a Lei da Mobilidade
Urbana, que instituiu as diretrizes e políticas públicas de abrangência federal. (BARCELOS
e SILVA, 2018)
Um aspecto relevante para mobilidade urbana sustentável é priorização pela
integração modal ou intermodal, seja ele entre motorizado, como automóveis particulares e
ônibus. Outro modo de integração mais recente, são os não motorizados, como bicicletas
integradas com o sistema de transporte público, sendo esse um dos pontos principais para
estabelecer a sustentabilidade nas cidades. Transporte público e bicicleta são modos que
se caracterizam como uma combinação amigável para o desenvolvimento sustentável.
(ANTP, 2007)

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