MANUAL DE PROJETO GEOMÉTRICO DE TRAVESSIAS URBANAS

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

DNIT

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

Acessibilidade

Palavra chave 2

Infraestrutura

Palavra chave 3

Passarela

Palavra chave 4

Rodovias

Descrição

O Instituto de Pesquisas Rodoviárias (IPR), do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT), dando prosseguimento ao Programa de Revisão e Atualização de Normas e
Manuais Técnicos, vem oferecer à comunidade rodoviária brasileira o seu “Manual de Projeto
Geométrico de Travessias Urbanas”, fruto da revisão, atualização e complementação das “Normas
para o Projeto Geométrico de Vias Urbanas” do DNER, datado de 1974, e de estudos e consultas das
metodologias, sugestões e recomendações das mais recentes publicações técnicas sobre o assunto.
Inicialmente o conceito “rodovia” compreendia a ligação viária entre duas cidades,
subentendendo-se que seus extremos se situavam nos limites da área urbana e se conectavam com as
extremidades do sistema viário urbano pavimentado. O intenso processo de urbanização das últimas
décadas frequentemente se desenvolveu ao longo do sistema viário, descaracterizando a concepção
de limites urbanos. Ao mesmo tempo, a expansão das áreas urbanas aumentou sensivelmente a
necessidade de cruzar áreas desenvolvidas, ou que em breve o seriam, para conectar novas rodovias à
rede viária local, ligar entre si áreas afastadas ou integrar novas áreas ao organismo urbano.
Os trechos urbanos, geralmente arteriais, que proporcionam a continuidade viária através das
cidades, podem cruzar a área urbana de um lado a outro ou simplesmente ligar-se a uma outra via
arterial também conectada ao sistema rodoviário nacional. A necessária continuidade de percurso das
rodovias nacionais pode ser proporcionada, ainda, mediante um contorno ou uma via de acesso
especifica que, evitando áreas densamente urbanizadas, as liguem aos mais importantes geradores de
tráfego dentro da área urbana, tais como terminais de passageiros e carga.
Essas ligações e conexões muitas vezes poderão ser vias de alto padrão técnico, de grande
capacidade e elevadas velocidades, exercendo funções básicas na rede viária. Em outros casos, a
categoria e importância da via poderão ser menores. Sempre que possível, porém, é desejável dotar as
extensões urbanas de padrões técnicos superiores, que se assemelhem aos dos trechos rodoviários de
alto gabarito. Há necessidade, portanto, de estruturar um conjunto de conceitos, métodos, instruções e
critérios técnicos que possibilitem a implantação de vias urbanas de alto padrão, atendendo também
às peculiaridades urbanas.
Os valores e critérios básicos de projeto, incluídos no presente Manual, visam principalmente
completar e padronizar uma gama de procedimentos atualmente adotados pelos diversos órgãos e
empresas projetistas.

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