Mobilidade Corporativa: Taxonomia de medidas de incentivo à bicicleta como transporte ao trabalho

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

CIDADES

Veículo

Seminário Internacional Cidades e Bem-Estar Humano

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

PATRICIO, Luis Claudio Brito

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Incentivo

Palavra chave 2

Mobilidade

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Palavra chave 5

Trabalho

Descrição

ão do transporte motorizado nas cidades. A
bicicleta representa um dos componentes da mobilidade
urbana sustentável. O incentivo para se realizar os
deslocamentos de casa para o trabalho pedalando é
uma prática disseminada e institucionalizada em
diversos países pelo mundo. Contudo, no Brasil este
ainda é uma área recente e pouca explorada. Uma
revisão da literatura foi realizada para apresentar um
panorama de políticas públicas de incentivo ao uso da
bicicleta como transporte de casa para o trabalho
adotadas em catorze países e um levantamento de vinte
e nove medidas de incentivo divididas em grupos com
aplicações específicas. O conhecimento e análise acerca
dessas iniciativas que têm fomentado a ciclo mobilidade
possibilitam a adoção de políticas públicas e
corporativas mais eficazes na promoção do uso da
bicicleta.
Fujioka (2014) aponta o aumento da
motorização como um dos fatores responsáveis pela
crise da mobilidade urbana Verifica-se efeitos negativos
em pelo menos quatro grandes áreas: economia, saúde,
meio ambiente e direito social (NORDEN, 2005). Um
cenário como esse se tornou possível porque o
planejamento na área de transporte era focado
exclusivamente na oferta de estrutura. A solução para os
problemas viários consistia invariavelmente em construir
ou ampliar ruas, pontes e avenidas (BROADDUS;
LITMAN; MENON; 2009).

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