Dia de Bicicleta ao trabalho: Uma potencial ferramenta para Planejamento e promoção da Mobilidade Sustentável
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Veículo
Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Luis Claudio Brito Patricio, Leandro Kruszielski
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
DIA DE BIKE AO TRABALHO
Palavra chave 3
Incentivo
Palavra chave 4
mobilidade urbana
Palavra chave 5
Outra
Descrição
O Dia de Bicicleta ao Trabalho (DBT) é realizado no mundo inteiro e uma campanha foi iniciada recentemente
no Brasil abrangendo todo o país. Apesar do crescente interesse, a pesquisa nacional nessa área é inexistente.
Este artigo analisa os impactos de uma campanha como essa, utilizando dados obtidos em 320 respostas válidas
em um levantamento realizado em Curitiba no DBT 2015. Os resultados mostram que 38,4% dos participantes
sempre usam a bicicleta para ir ao trabalho e 29,4% nunca a usam ou utilizam-na raramente. As barreiras e
motivações são basicamente as mesmas para os diferentes perfis de ciclistas, sendo que a motivação mais
mencionada foi saúde pessoal e a barreira mais referida foi falta de infraestrutura cicloviária. Os pontos de
origem-destino foram mapeados, apontando a Regional Matriz como principal polo de atração de ciclistas.
Apesar de não terem sido verificados os impactos de longo prazo, esta pesquisa demonstrou o potencial de uma
campanha DBT em gerar mudança de comportamento, além de fornecer dados sobre os ciclistas e seus padrões
de deslocamento, auxiliando dessa forma no planejamento cicloviário das cidades.
Palavras-chave: Bicicleta. Mobilidade urbana. Medidas de incentivo. Eventos.