Dia de Bicicleta ao trabalho: Uma potencial ferramenta para Planejamento e promoção da Mobilidade Sustentável

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Veículo

Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – GeAS

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Luis Claudio Brito Patricio, Leandro Kruszielski

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2016

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

DIA DE BIKE AO TRABALHO

Palavra chave 3

Incentivo

Palavra chave 4

mobilidade urbana

Palavra chave 5

Outra

Descrição

O Dia de Bicicleta ao Trabalho (DBT) é realizado no mundo inteiro e uma campanha foi iniciada recentemente
no Brasil abrangendo todo o país. Apesar do crescente interesse, a pesquisa nacional nessa área é inexistente.
Este artigo analisa os impactos de uma campanha como essa, utilizando dados obtidos em 320 respostas válidas
em um levantamento realizado em Curitiba no DBT 2015. Os resultados mostram que 38,4% dos participantes
sempre usam a bicicleta para ir ao trabalho e 29,4% nunca a usam ou utilizam-na raramente. As barreiras e
motivações são basicamente as mesmas para os diferentes perfis de ciclistas, sendo que a motivação mais
mencionada foi saúde pessoal e a barreira mais referida foi falta de infraestrutura cicloviária. Os pontos de
origem-destino foram mapeados, apontando a Regional Matriz como principal polo de atração de ciclistas.
Apesar de não terem sido verificados os impactos de longo prazo, esta pesquisa demonstrou o potencial de uma
campanha DBT em gerar mudança de comportamento, além de fornecer dados sobre os ciclistas e seus padrões
de deslocamento, auxiliando dessa forma no planejamento cicloviário das cidades.
Palavras-chave: Bicicleta. Mobilidade urbana. Medidas de incentivo. Eventos.

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