Intervenção urbana temporária (Re)pensando a rua em Santana

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2018

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

INTERVENÇÃO URBANA

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

As intervenções temporárias podem ser entendidas como uma forma de “urbanismo tático”. Este tipo de estratégia tem por finalidade aprimorar o espaço urbano com rapidez e economia, permitindo testar soluções de projeto e ao mesmo tempo tornar partes da cidade mais aprazíveis e habitáveis. Sua implantação faz uso de materiais como tintas, cavaletes, cones, plantas, barbantes e outros elementos de baixo custo e fácil remoção, de forma a criar uma ambiência para uso imediato. A utilização de intervenções temporárias como forma de testar, ajustar ou mesmo acelerar a transformação de determinados espaços públicos até que se viabilize sua implantação permanente tem se disseminado internacionalmente, com destaque para os casos de Nova York, Cidade do México e Buenos Aires.

A proposta dessa atividade, realizada no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, em setembro de 2017, foi permitir à população vivenciar e observar em tempo real a transformação da rua, demonstrando que em um curto espaço de tempo e com pouco investimento, é possível promover modificações que induzem os condutores a reduzir a velocidade, aumentam a segurança dos pedestres e proporcionam uma nova experiência no espaço urbano.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.