Desigualdade Socioespaciais de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras – 2019

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Sociologia

Veículo

IPEA

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Rafael H. M. Pereira; Carlos Kauê Vieira Braga; Bernardo Serra; Vanessa Gapriotti Nadalin

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Acesso à cidade

Palavra chave 2

Políticas Públicas

Palavra chave 3

transporte ativo

Descrição

O Projeto Acesso a Oportunidades, feito em parceria com o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), tem como objetivo estimar o acesso da população brasileira a oportunidades de trabalho, serviços, saúde e educação por modo de transportes ativos (a pé e bicicleta) e por transporte público nos 20 maiores centros urbanos do país. Este relatório apresenta os dados elaborados para o ano de 2019, que verificaram um grande nível desigualdade de acesso as oportunidades em vista da concentração de equipamentos e serviços nas áreas centrais das cidades e vazios de oportunidades nas áreas mais periféricas, que são relexo dos processos históricos de desenvolvimento urbano no Brasil.

Os dados de acesso para as 20 cidades pesquisadas encontram-se disponíveis na plataforma interativa elaborada pelo IPEA.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.