Intervenção Urbana Temporária: Cachoeirinha

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Urbanismo

Veículo

ITDP BRASIL

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ITDP

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Minas Gerais

Município

Belo Horizonte

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Mobilidade por bicicleta

Palavra chave 2

Pedestres

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

ZONA 30

Descrição

A primeira intervenção urbana temporária de Belo Horizonte ocorreu no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29 de abril de 2019. Proposta pelo ITDP Brasil e BHTRANS (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte) com financiamento da Citi Foundation, a iniciativa visou reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança dos pedestres na área.

As discussões sobre a criação e implementação de Zonas 30 em Belo Horizonte tiveram início em 2014, mas só foram retomadas em agosto de 2018, quando a cidade recebeu o workshop internacional “Connective Cities: discutindo as Zonas 30 e uma cidade viável para todos”, realizado a partir de uma parceria da BHTRANS com especialistas alemães das cidades de Bremen e Leipzig, GIZ, ITDP Brasil, WRI Brasil, Movimento Nossa BH e BH em Ciclo. Em oficina com participação de representantes da sociedade civil e do poder público, foram estabelecidas potencialidades e desafios para implementação de Zonas 30 na área hospitalar, na região Centro- Sul, e no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.