Ciclomobilidade : um estudo de caso sobre a participação da UFPR na implantação do CicloParaná, programa paranaense de mobilidade não motorizada por bicicleta

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Desenvolvimento Territorial Sustentável

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

BELOTTO, José Carlos Assunção

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

Paraná

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Plano de mobilidade urbana

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Palavra chave 5

Universidade

Descrição

O presente trabalho aborda o modelo de planejamento urbano que privilegia o transporte individual por automóvel, padrão que se espalhou pelo planeta e chegou ao Paraná. O espaço urbano é restrito e o número continuamente crescente de carros vem causando transtornos para a qualidade de vida urbana. Existe a alternativa da mobilidade sustentável, mas o automóvel é um dos ícones do capitalismo e está enraizado na cultura dos povos do mundo. Principalmente no pós Segunda Guerra Mundial o capitalismo tornou-se sinal de sucesso, expandiu-se ainda mais e norte ou o formato de desenvolvimento praticamente em todo o planeta, influenciando o planejamento urbano e desenhando as cidades contemporâneas para o consumo e para os automóveis. Mas em apenas algumas décadas este modelo começa a demonstrar sinais de saturação. A sociedade começa a despertar para finitude dos recursos naturais e os danos da poluição para o meio ambiente e para a qualidade devida humana. Mas mudar a cultura é um processo lento e depende do engajamento popular. Esta pesquisa faz uso da observação participante e da pesquisa documental para construir o resgate histórico de como se deu atuação do movimento que defende a bandeira da mobilidade sustentável e de uma cidade mais humana no Paraná .As ações deste movimento que bradou pela bicicleta, no início caracterizadas pelo anarquismo, mas com o apoio da academia ganharam fundamento e pro atividade até que finalmente o governo estadual incorporasse a ciclomobilidade em sua agenda. Este estudo recupera como se deu essa trajetória, quais foram os atores e como se deu a construção do decreto 1517/2015 que cria um programa para fomentar o uso da bicicleta no estado. O resultado do relato histórico sobre a trajetória e as ações do cicloativismo paranaense, em especial a atuação do Programa de Extensão CICLOVIDA da UFPR em confronto com o estudo das políticas públicas, espondese o método como foi edificado o CICLOPARANÁ pode ser considerado, como um processo deconstrução ocorrido no modelo Bottom up. Palavras-chaves: Ciclomobilida de.Políticas Públicas

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