“Mais amor, menos motor”: análise sobre a atuação da rede cicloativista na construção da agenda da política de mobilidade urbana de porto alegre

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Sociologia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

OLIVEIRA, Danielle Soares Pires de

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Bicicletada

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA

Descrição

Historicamente, o cicloativismo vem lutando por uma transformação nas formas como as pessoas se relacionam com a/na cidade, confrontando principalmente o modelo de sociedade estruturado em torno da cultura do automóvel. Antes do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de Porto Alegre ser aprovado em 2009, alguns ciclistas e ativistas já demandavam políticas públicas cicloviárias ao Poder Público. A ocorrência do evento Massa Crítica na cidade, a partir de 2008, e o atropelamento coletivo sofrido em 20 li deram início a um debate público dando maior visibilidade ao tema . O estudo parte da seguinte pergunta: Como os atores ela rede cicloativista atuam no processo de construção da agenda política de mobilidade de Porto Alegre? A dissertação argumenta que no momento em que a rede cicloativista da cidade percebe uma abertura com o’destaque na mídia e na sociedade, essa rede de atores se complexifica, resultando em diferentes formas ele organização (constituição ele novas organizações formais) e atuação (participação institucional, qualificação e proposição). Através elo método ele reconstrução de processos, o uso de entrevistas semiestruturadas com atores referenciais no âmbito da rede cicloativista e atores estatais, análise de documentos e levantamento de notícias, analisa-se como os atores da rede cicloativista atuaram nos diferentes fluxos propostos no Modelo de Fluxos Múltiplos de Kingdon (2014) no processo de construção da agenda política ode mobilidade de Porto Alegre. Destaca-se que o enfoque desta pesquisa não está nas mudanças, efeitos ou resultados provocados pela rede cicloativista na implementação de políticas públicas. O objetivo principal aqui é de analisar como essa rede atua nos diferentes fluxos na tentativa de colocar o tema do uso da bicicleta na agenda política

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