EMBARALHANDO AS PERNAS: DIFERENTES VISÕES DA BICICLETA COMO FORMA DE MOBILIDADE URBANA

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

GUSTAVO DO NASCIMENTO LOPES

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

mobilidade urbana

Palavra chave 2

Multimodalidade

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

O desenvolvimento do capitalismo toma de assalto a cidade, promovendo a implosão/explosão do urbano (Lefebvre 1999). O automóvel, objeto técnico fundamental nesse projeto de transformação do urbano, ao mesmo tempo em que se desenvolve, cria a sua própria dependência. Estamos convencidos, com auxilio da bibliografia analisada nesta dissertação, mas com destaque para Lefebvre, que tal processo não pode ser analisado sem se levar em conta a produção e reprodução do espaço, nem sem a correlata transformação da vida cotidiana. Diante da atual crise ambiental e/ou urbana, emergem defensores da bicicleta como alternativa à (i)mobilidade urbana centrada no automóvel. Mesmo o Estado, historicamente o ator social que comandou a adaptação das cidades ao automóvel, com conseqüências sociais ainda mais graves em sociedades periféricas como a nossa, promove, mesmo que timidamente, o seu uso. Analisamos, então, como foram desenvolvidas as políticas de incentivo ao modal cicloviário na metrópole do Rio de Janeiro (1990-2009). Também levantamos discursos, propostas e fundamentalmente práticas de movimentos sociais acerca do tema, com destaque para a bicicletada carioca. Ao final comparamos estas representações e as colocamos em sua tensão dialética. Acreditamos desta forma poder, mesmo que timidamente, contribuir com o debate acerca do direito à cidade.

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