Análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural : estudo de caso em área rural de Teresina.
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Transportes
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Leite, Poliana de Sousa
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Piauí
Município
Teresina
Ano da publicação
2011
Palavra chave 1
Comportamento
Palavra chave 2
Políticas Públicas
Palavra chave 3
ZONA RURAL
Descrição
O estudo apresenta uma análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural, fundamentado em dois modelos conceituais de comportamento de viagem, um de Van Acker et al (2008) e outro voltado para estudo do comportamento de viagem ativa, de Burbidge e Goulias (2008). O objetivo é identificar os fatores que influenciam o usuário de bicicleta, o padrão de comportamento e distribuição espacial de viagens em área rural de forma que esse conhecimento possa subsidiar políticas públicas direcionadas a esse grupo. A análise foi feita em área rural de Teresina, capital do Piauí, no povoado denominado Fazenda Soares, baseando-se na identificação dos atributos locais referentes às variáveis definidas pela própria metodologia. Após as análises dos dados coletados pode-se perceber que a cultura tem forte influência no uso de bicicleta, sendo os fatores físicos como clima e topografia, pouco influentes. A análise também permitiu que fossem identificadas características comuns nos perfis dos usuários de bicicleta na área estudada como sexo masculino com ocupação em atividades agrícolas e idade entre 20 e 40 anos, mas essa constatação não pode ser generalizada a todas as áreas rurais, pois apenas demonstra a homogeneidade da população naquela localidade. Além disso, constatou-se que os fatores de influência podem variar dependendo das características econômicas e espaciais da área rural e quanto à região do país onde está localizada. E ainda, que existem diferenças entre o comportamento de viagens dos ciclistas am área urbana e em área rural, como por exemplo, a influência de fatores de segurança quando se trata de trânsito e infraestrutura.