Análise multicritério para avaliação de rotas cicláveis integradas ao transporte público

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA AMBIENTAL URBANA

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Silva, Ana Lúcia Bezerra da

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

Infraestrutura

Palavra chave 4

Integração intermodal

Palavra chave 5

Transporte público

Descrição

A integração da bicicleta com o transporte público de passageiros tem se mostrado eficiente para aumentar a mobilidade urbana sustentável, pois reduz o tempo do deslocamento e melhora a qualidade de vida da população. Nos últimos anos têm surgido alguns estudos que utilizam a percepção do usuário da bicicleta sobre os atributos de escolha de seus trajetos, embora poucos tragam como foco as rotas que fazem a integração ao sistema de transporte público do ponto de vista do usuário. Dessa forma, o objetivo principal desse estudo consiste na elaboração de um método que auxilie na avaliação da “melhor” rota ciclável integrada ao transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por Vídeo e Avaliação Multicritério. Na etapa inicial definiu-se a área de abrangência do estudo e foram elaborados mapas da rede de rotas cicláveis para definir as possíveis alternativas. Para validar os critérios e as alternativas foi utilizada a técnica de grupo focal seguida da análise de conteúdo com o objetivo de incorporar a percepção dos usuários de bicicletas. Também, foi realizada a validação dos critérios com especialistas da área de mobilidade urbana. Para a avaliação das rotas se fez uso da técnica de Avaliação Multicritérios com base no método AHP (Analytic Hierarchy Process). Finalmente, para a validação do método proposto tomou-se como estudo de caso a região de Mussurunga, Salvador, Bahia que apresenta um grande fluxo de ciclistas e demanda potencial para integração, e por nela se localizar uma importante estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga. Os resultados desse trabalho mostraram que, segundo a percepção do ciclista os principais critérios que influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança (de trânsito e pública). A “melhor” alternativa de rota resultante da aplicação do método AHP, com uso do software Expert Choice, apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os especialistas da área de mobilidade. Espera-se que essa metodologia seja utilizada como um instrumento de auxílio à decisão no planejamento da cidade e da mobilidade sustentável

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