CONTRIBUIÇÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE COMPARTILHAMENTO DE BICICLETAS PARA MOBILIDADE E SUSTENTABILIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

ENGENHARIA URBANA E AMBIENTAL

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

AFFONSO ANDRE MELLO DE OLIVEIRA

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio de Janeiro

Município

Rio de Janeiro

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Compartilhamento

Palavra chave 3

Logística e transporte

Palavra chave 4

Mobilidade Sustentável

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

O incentivo ao transporte cicloviário vem recebendo crescente atenção nas políticas de transporte como elemento capaz de auxiliar positivamente para a redução do uso do automóvel nas cidades. Entre as diversas ações voltadas para o aumento da participação do transporte cicloviário está a implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a contribuição do sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade do Rio de Janeiro, o Bike Rio, para a mobilidade e para sustentabilidade urbana com base nos objetivos associados ao SCB. Esta avaliação se baseou principalmente no resultado de pesquisas realizadas com usuários e em dados sobre o sistema de transportes da cidade, sobre as emissões de gases de efeito estufa no município e sobre o funcionamento do Bike Rio, além da comparação com os sistemas de compartilhamento de bicicletas de Paris, Viena e Barcelona. Os resultados deste trabalho também permitiram verificar os principais fatores capazes de limitar a expansão do modal cicloviário na cidade. Apesar de apresentar perspectivas favoráveis para sua expansão, observou-se que o Bike Rio ainda não é capaz de contribuir de modo relevante para a mobilidade e para sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.