Análise da viabilidade técnica dos levantamentos de baixo custo de perfil e irregularidade longitudinal de pavimento com o uso de acelerômetros controlados por arduino auxiliado por bicicleta

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transporte

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Ramos, Saulo Passos

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Avaliação subjetiva de pavimentos

Palavra chave 3

Infraestrutura

Descrição

A segurança dos usuários e o conforto ao rolamento são parâmetros funcionais que podem ser avaliados, entre outros critérios, pela irregularidade longitudinal. Dado que há uma forte relação entre o perfil e as irregularidades longitudinais de um pavimento, esta afinidade permite analisar a evolução daquele parâmetro. Para se executar o levantamento de perfil longitudinal de um pavimento e a avaliação de irregularidad e longitudinal, de acordo com as normas atuais, pode – se citar, respectivamente, os métodos de nível e mira e do perfilômetro a laser . O primeiro demanda muito tempo e esforço físico dos operadores e o segundo, muitos recursos financeiros, por ser um equipa mento que chega a custar quase R$ 400.000,00 . Dessa forma, torna – se razoável analisar a viabilidade do uso de novas tecnologias com o intuito de se reconstruir uma trajetória referente ao perfil longitudinal de um pavimento e avaliar e monitorar a evolução da irregularidade longitudinal de modo prático e econômico. Uma das maneiras para se obter o perfil e avaliar a irregularidade longitudinal , neste trabalho, foi pelo uso de sensores inerciais, como um acelerômetro. Este sensor controlado por um microcontr olador arduino fornece dados de aceleração, dos quais , após o processamento dos dados pelos softwares Matlab, Excel, Proval e Minitab, procurou – se verificar a qualidade e o comportamento dos sinais medidos com o objetivo de se avaliar a capacidade de o se nsor reconstruir o perfil longitudinal e o potencial do equipamento de avaliar as irregularidades longitudinais de um pavimento. Na etapa de obtenção dos dados, foram utilizados um garfo escocês e um carrinho de trilho de ar , em laboratório, e uma biciclet a, com a qual foram realizadas várias passagens em um trecho experimental localizado no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará. Os dados de aceleração obtidos pelo acelerômetro foram processados através de filtros digitais de sinais e correlaciona dos com os valores do Índice Internacional de Irregularidade ( International Roughness Index – IRI). Pela análise dos resultados , foi possível concluir que o equipamento não é eficiente para a obtenção do perfi l longitudinal de um pavimento , devido à baixa velocidade da bicicleta. No entanto, o acelerômetro controlado por a rduino apresentou elevado potencial para avaliar a irregularidade longitudinal de um pavimento, com 85% de resultados satisfatórios.

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