A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS CICLISTAS E GESTORES SOBRE AS PRÁTICAS DO CICLOTURISMO NA FLONA DO ARARIPE: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CRATO-CE

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Gestão de Negócios Turísticos

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

BENTO, MARIA REJANE RIBEIRO

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Ceará

Município

Crato

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Cicloturismo

Palavra chave 2

Ecoturismo

Palavra chave 3

Lazer

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

O objetivo geral deste trabalho foi realizar uma análise da percepção ambiental dos ciclistas e dos gestores acerca da prática do cicloturismo no território da Floresta Nacional do Araripe. Adotou-se como recorte espacial, para fins de delimitação da pesquisa, o município de Crato Ceará. As Florestas Nacionais se configuram como unidades de conservação (UC) e fazem parte do grupo de UCs de uso sustentável. Suas terras são de domínio público e têm como objetivos a promoção do correto manejo dos recursos naturais, a proteção das belezas cênicas, dos sítios arqueológicos, históricos e a proteção dos recursos hídricos, fomentar o desenvolvimento da educação ambiental, da pesquisa científica e das atividades ecoturísticas. A FLONA do Araripe está dividida em zonas para facilitar o correto uso dos seus potenciais. Uma delas é a zona de uso público, onde se concentram os visitantes, os serviços destinados ao público e as atividades intensivas de: recreação, lazer educação ambiental e ecoturísticas, com destaque para as atividades sobre o pedal nas trilhas desta área. A prática do cicloturismo, quando bem planejada e executada, ajuda na consecução das premissas do desenvolvimento sustentável, bem como garante um maior processo de conscientização ambiental. Nesse sentido, foi de suma importância a reflexão sobre os processos de construção da percepção ambiental dos praticantes de cicloturismo e dos gestores da coisa pública, no âmbito municipal e da própria UC. Isto posto sugere os seguintes questionamentos: por que os ciclistas preferem a FLONA-Araripe para prática ciclística e como são realizadas? As práticas ciclísticas na FLONA-Araripe contribuem para a educação ambiental de seus praticantes? Qual a percepção dos organizadores acerca do ciclismo e sustentabilidade na FLONA-Araripe? No que se refere ao constructo metodológico, a pesquisa foi exploratória, ganhando forma em um estudo de caso. Como principais conclusões ficaram evidenciadas: os ciclistas possuem uma boa percepção ambiental sobre a riqueza dos ecossistemas e dos serviços ecossistêmicos, bem como as atividades sobre o pedal nas trilhas da FLONA-Araripe dinamizam o turismo de natureza nesta unidade de conservação.
Palavras-chave: FLONA Araripe. Ecoturismo. Lazer. Práticas Ciclísticas

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.