Índice de avaliação de mobilidade cicloviária: um estudo de caso da cicloestrutura e do uso da bicicleta em João Pessoa – PB.

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Desenvolvimento e Meio Ambiente

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Batista, Diogo Gomes Pereira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraíba

Município

João Pessoa

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Cidades Sustentáveis

Palavra chave 3

Mobilidade Urbana Sustentável

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Palavra chave 5

Sustentabilidade

Descrição

Reconhecendo o uso da bicicleta como potencializador de uma mobilidade urbana mais sustentável, essa pesquisa tem como objetivo geral avaliar a mobilidade cicloviária da cidade de João Pessoa/PB, a partir da elaboração e aplicação do índice de Avaliação de Mobilidade Cicloviária (AMoCiclo), com foco na infraestrutura cicloviária. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem aos objetivos específicos de identificar a estrutura cicloviária existente a partir de uma ampla pesquisa de campo e pesquisa documental; identificar o uso da bicicleta, em vias de transporte cotidiano de todas as zonas da cidade, através do método de contagem de ciclistas; elaborar o índice (AMoCiclo) a partir de revisão bibliográfica de outros métodos de referência para a incorporação de indicadores de qualidade de infraestrutura cicloviária; e realizar a aplicação desse índice, utilizando como estudo de caso as ciclovias e ciclofaixas de toda a cidade de João Pessoa. Os resultados apresentam um panorama da mobilidade cicloviária de João Pessoa, através de um mapeamento e caracterização de todos os eixos cicloviários existentes; bem como, uma análise da densidade de pessoas de bicicleta e suas características físicas e comportamentais no trânsito em locais com e sem infraestrutura cicloviária. Nesse sentido, revela-se a falta de conectividade da malha cicloviária existente e a sua inexistência em áreas de volume considerável de ciclistas. Além disso, a elaboração e aplicação do índice AMoCiclo constitui-se como um importante método de medida de qualidade da estrutura cicloviária, gerando um diagnóstico que permite, de forma objetiva, mensurar as condições dessa cicloestrutura qualificando-a sobre 12 diferentes indicadores. Os resultados das notas do índice, correspondem diretamente a uma hierarquia de prioridade de ações para melhoria do sistema. Com relação ao desempenho observado, revela-se uma situação de defasagem em vários aspectos, sobretudo no tocante a categoria da sinalização. Desse modo, os indicadores desenvolvidos e utilizados mostram-se eficazes não só expondo as condições da estrutura cicloviária como também sendo passíveis de subsidiar medidas de aprimoramento do sistema, como forma de fortalecer o transporte ativo por bicicleta no planejamento da mobilidade urbana.

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