A influência do microclima urbano na decisão pelo uso da bicicleta como meio de transporte no centro expandido da Cidade de São Paulo
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Arquitetura e urbanismo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Arquitetura e Urbanismo
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Micromobilidade
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Descrição
A bicicleta encaixa-se na definição de transporte ambientalmente sustentável. Contribui com a redução dos congestionamentos, da poluição, da emissão de Gases de Efeito Estufa-GEE, otimiza o uso dos espaços urbanos e melhora a qualidade de vida dos habitantes. Proporciona ainda benefícios físicos e econômicos aos usuários. Apesar das políticas brasileiras de mobilidade urbana priorizarem os deslocamentos não motorizados e da bicicleta ser uma opção viável aos caóticos sistemas de mobilidade, na cidade de São Paulo ela representa menos de 10% dos deslocamentos para o trabalho. Diversos fatores influenciam os ciclistas em potencial a optar diariamente pela bicicleta como meio de transporte, entre eles os aspectos climáticos e microclimáticos. O presente trabalho apresenta a correlação entre aspectos ambientais e o fluxo de bicicletas em duas escalas: A do centro expandido da cidade de São Paulo, por meio dos dados de um sistema de compartilhamento de bicicletas, e a da ciclovia ao longo da Avenida Faria Lima. O índice de Temperatura Equivalente Percebida – TEP é aplicado aos ciclistas, buscando investigar como a sensação e preferência térmica dos ciclistas, ou seja as condições de conforto/desconforto térmico, influenciam sua decisão pelo uso da bicicleta nos deslocamentos para o trabalho.