Fatores que influenciam no uso da bicicleta de forma integrada com o metrô

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil e Ambiental

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Paiva, Mariana de

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Integração intermodal

Palavra chave 2

Intermodalidade

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Atualmente, muitas cidades enfrentam problemas como congestionamento, falta de espaço para estacionamento, poluição ambiental, etc. O estímulo ao uso do metrô por meio da integração deste com a bicicleta é uma das opções que vêm sendo utilizadas em vários países para minimizar tais problemas. Existem várias formas de integração da bicicleta com o transporte público, sendo uma delas por meio da instalação de estacionamento para bicicletas nas estações de integração. No entanto, para a implantação desses estacionamentos é necessário um planejamento adequado de forma que os ciclistas encontrem um local apropriado para deixar seus veículos nas estações de integração com o transporte público. Este trabalho teve como objetivos identificar os fatores que interferem no uso da bicicleta de forma integrada com o transporte metroviário considerando a relação entre o indivíduo e o ambiente onde ele está inserido. Além disso, desenvolveu-se um método para identificar a demanda atual e potencial por estacionamento de bicicletas para integração com o metrô, considerando a relação entre o indivíduo e o ambiente onde ele está inserido, analisou a influência dos estacionamentos de bicicleta na atratividade para a realização de viagens por meio do metrô diante da possibilidade de acesso à estação por bicicleta, e analisou a influência da possibilidade de embarcar a bicicleta no metrô na atratividade para a realização de viagens por metrô. O método proposto envolve basicamente cinco etapas: (i) delimitação e caracterização da área de estudo; (ii) definição da amostra; (iii) levantamento de dados; (iv) tabulação dos dados; e (v) tratamento quantitativo das variáveis. Para testar a aplicabilidade do método proposto, o mesmo foi experimentado para a área de influencia da Estação de metrô Terminal Samambaia em Brasília – DF. Pode-se, a partir da aplicação do instrumento de pesquisa constatar que 31,4% dos entrevistados possuem renda média familiar entre um e dois salários mínimos. Os resultados mostraram ainda que existe correlação entre uso de bicicleta e renda Com relação à demanda por estacionamento, pode-se observar uma demanda atual de 196 viagens e potencial de 1.869 viagens e com relação à demanda por bicicleta embarcada no metrô pode-se constatar que existe uma demanda atual de 157 viagens e potencial de 1.523 viagens/dia. A partir da hierarquização dos fatores que influenciam no uso da bicicleta, pode-se observar que roubo de bicicleta nos estacionamentos e nos locais de circulação desse veículo e falta de segurança para circulação estão entre os fatores que mais influenciam negativamente no uso da bicicleta e redução dos gastos com transporte e o fato da bicicleta não agredir o ambiente são os fatores que mais influenciam positivamente no uso desse modal. Esses resultados servem de subsídio para tomadores de decisão na definição de estratégias que visem incentivar o uso da bicicleta.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.