BICICLETA PARA UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL
Tipo de publicação
Manual
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Criança e Natureza, Alana, Bike Anjo, UCB, ICS
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2018
Palavra chave 1
Cidade para crianças
Palavra chave 2
Infância
Palavra chave 3
Infográfico
Palavra chave 4
PlanMob
Palavra chave 5
PNMU
Palavra chave 6
Políticas Públicas
Palavra chave 7
UCB
Descrição
Elaborado para a “Campanha Bicicleta nos Planos” (UCB e Bike Anjo) e disponível em http://bicicletanosplanos.org/faca-sua-cidade/biblioteca/infograficos/
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DESCRIÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA BICICLETA
PARA O DESENVOLVIMENTO
INFANTIL
As cidades têm se tornado cada vez menos
amigáveis às crianças: falta segurança nos espaços
públicos, as ruas são planejadas para os carros e há
poucas áreas verdes, o que leva a uma infância
cada vez mais confinada e com poucas
oportunidades de contato com a natureza. Nesse
contexto, o uso da bicicleta pode ser uma potente
estratégia de “desemparedamento” das crianças e
de exploração dos espaços abertos e públicos.
Aprender a pedalar e dominar gradativamente o
uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos,
promove o aprendizado de três competências
fundamentais para o desenvolvimento sadio das
crianças: a habilidade de usar o corpo para
impulsionar um meio autônomo de locomoção; a
consciência sobre as próprias limitações e a
capacidade de avaliar os riscos inerentes a esse
exercício de domínio do corpo em conjunto com
a bicicleta, no qual cair, levantar e começar de
novo leva a uma profunda sensação de
autoconfiança e liberdade.
Ao contrário do senso comum, uma criança
segura não é uma criança totalmente protegida
e sim uma criança competente, que acessa
riscos e é capaz de conviver com incertezas e de
reconhecer suas responsabilidades
e habilidades físicas e emocionais. Usar a
bicicleta para descobrir e percorrer o
bairro e a cidade onde vivemos
proporciona uma combinação
adequada de risco e prazer, o que
motiva as crianças a compreenderem
o que podem ou não fazer e como
reagir às incertezas das experiências.