CADERNOS DA JUVENTUDE – Juventude, Mobilidade e Cicloativismo no Espírito Santo

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

IJSN

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

Espírito Santo

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Transporte Cicloviário

Descrição

O Caderno da Juventude é uma publicação periódica do IJSN que
tem por objetivo analisar a juventude em diversas temáticas.
Para os limites desse Caderno, a pesquisa busca identificar, analisar
dados e indicadores, mostrar conceitos e tendências relativos à
Mobilidade Urbana e Cicloativismo no âmbito da juventude, definida aqui
pela faixa etária de 15 a 29 anos . O jovem é aquele que clama pelo novo, 1
transita e circula pela urbe e faz dela sua experimentação. Quais seriam
os ritmos desses personagens que se mobilizam diariamente pelas cidades,
os passos e descompassos da espera, do ir e vir, do devir? Como o jovem
se insere, participa e se faz representar neste contexto de fluxo permanente?
Nesse sentido, compreender também como a juventude se organiza
e quais estratégias utilizam para suprir demandas na agenda governamental
por cidades mais qualificadas. A pesquisa partiu do pressuposto
de que o jovem seria o protagonista do ativismo e do cicloativismo
em prol da mobilidade ampla e de qualidade, mas esta hipótese não se confirmou
no desenvolvimento da pesquisa.
Os procedimentos metodológicos constam de pesquisa bibliográfica, levantamento
e análise de dados em sites oficiais de Governo (IBGE,
DATASUS). Além dessas fontes, a pesquisa procura reduzir a distância entre
o contexto real e a ação investigativa por meio da entrevista e da pesquisa
em redes sociais e nos sítios eletrônicos, o que possibilitou registros
enriquecedores.
O Caderno está dividido em nove seções. O texto passa pelos desdobramentos
da problemática que envolve a mobilidade no contexto da juventude
com análise dos indicadores, os avanços da legislação, a evolução dos
movimentos pró-mobilidade, os modos alternativos de transporte, em especial,
a bicicleta, até chegar às experiências locais do cicloativismo.
Desse modo, o Caderno busca revelar as especificidades da temática estudada,
e os limites para se pensar projetos e ações, a partir dos resultados
encontrados.

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