Valência, na Espanha, revoluciona a mobilidade introduzindo o limite de 30 km/h
Entrevista com o italiano Giuseppe Grezzi, conselheiro de mobilidade sustentável que fez com que Valência fosse reconhecida por alcançar metas ambiciosas de sustentabilidade.
“Ao introduzir uma mudança tão radical, as ações são importantes, mas as palavras também: essa foi a razão pela qual o Departamento de Trânsito e Transportes foi renomeado como Departamento de Mobilidade Sustentável.”
“A liberdade não é poder dirigir para todos os lugares, como alguns dizem. A liberdade é poder ir a qualquer lugar sem carro.”
Essas palavras, ditas por Janette Sadik-Khan, uma das principais especialistas em transporte global e transformação urbana, inspiraram Giuseppe Grezzi, o homem que nos últimos oito anos revolucionou a mobilidade em Valência, que foi honrada com o Prêmio Capital Verde Europeia 2024 (European Green Capital Award). Esse prêmio anual da Comissão Europeia reconhece a cidade que teve mais sucesso em conseguir alcançar metas ambiciosas de proteção ambiental. Hoje, 75% de suas ruas têm limite de velocidade de 30 km/h, e há um limite de 50 km/h nas demais vias. Desde a chegada de Giuseppe Grezzi, o uso de ciclovias aumentou mais de 200%.
Nascido em 1973 em Latronico, na Itália, Grezzi foi o conselheiro de mobilidade sustentável de Valência de 2015 até junho de 2023, além de ter atuado como presidente da empresa de transporte local. Confira a entrevista concedida por Grezzi para a revista Domus.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Caos Planejado
- Data de publicação original: 01/07/2024
- Endereço: Clique para acessar