Estatística | Mobilidade | opiext
Vá de Bicicleta

Por Bruno Panseri
Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se ter uma ideia, São Paulo, a maior metrópole do País, sofre com o trânsito e com a poluição, mas em contrapartida é a cidade com a maior malha cicloviária brasileira, com 681 km de extensão. Os dados são da prefeitura da cidade.
Segundo levantamento da pesquisadora Glaucia Pereira, do Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU), a capital paulista conta com 1,6 milhão de bicicletas. Como a cidade tem cerca de 12 milhões de moradores, há 13 bicicletas para cada cem habitantes. Por outro lado, dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que apenas 9 mil delas circulam todos os dias. Mas as “magrelas” se transformaram em símbolo da mobilidade sustentável.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Revista Sobre Trilhos
- Data de publicação original: 03/01/2022
- Endereço: Clique para acessar