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Urbanas e elétricas seguram o mercado de bicicletas na Espanha

Seguindo o panorama europeu, a Espanha desacelerou nas vendas de bicicletas em 2022 em comparação com os dois anos anteriores, quando os negócios bateram recordes com mais de 1,5 milhão de bikes comercializadas no país. No entanto, o desempenho das urbanas e das elétricas no ano passado sinaliza um respiro para a indústria ciclística espanhola.

Os modelos urbanos tiveram um aumento de 22,5% nas vendas em 2022 em relação a 2021, com um total de 146.542 unidades comercializadas. As bikes elétricas registraram um crescimento de 5,7% no mesmo período, chegando a 236.183 bicicletas vendidas. Já as outras categorias apresentaram um decréscimo na comercialização.

Com esse desempenho, as elétricas seguem pelo terceiro ano consecutivo liderando no mercado ciclístico espanhol, chegando em 2022 responsáveis por 45,66% dos negócios do setor. Em seguida nessa escala vêm as mountain bikes, que corresponderam a 28,45% do market share e apresentaram um decréscimo de 23% em relação ao ano anterior.

A criação de indústrias e as exportações de bicicletas são os principais focos do governo espanhol, tanto que a produção nacional cresceu 2,8% no ano passado em relação a 2021. São atualmente 189 fábricas de bicicletas, acessórios e componentes no país, um aumento de 5% no comparativo ao ano anterior. Já as vendas para o exterior cresceram 76,5%, chegando ao triplo do registrado em 2019.

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