| | | |

Prefeitura de Porto Alegre prepara novo plano cicloviário que poderá reduzir meta de vias para ciclistas

A Prefeitura de Porto Alegre trabalha em uma grande revisão do chamado Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) de 2009, com a contratação de uma nova consultoria, possivelmente no primeiro semestre de 2026 e um prazo estimado de seis a nove meses, segundo o coordenador de Mobilidade Ativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), João Paulo Cardoso Joaquim, acrescentando que a minuta do termo de referência já foi elaborada e tramitada internamente.

Conforme ele, a tendência é que o novo plano traga uma redução na meta de 495 quilômetros de infraestrutura prometida para o trânsito de bicicletas na cidade até 2022, sendo que, neste momento, Porto Alegre conta com 95,9 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, ou seja, menos de 20% do projeto original. Após contratada, a nova consultoria deverá utilizar dados existentes, pois as vias já estão, mapeadas, em tese, além de dados geoespaciais do sistema BikePOA.

“Talvez a gente não precise de 500 quilômetros para tornar Porto Alegre uma cidade reconhecida pelo transporte cicloviário. Mas pode ser que a consultoria diga que precisa manter a meta. Tenho a sensação de que vai reduzir um pouco, porque já identificamos o que é realmente muito importante para a cidade”, comentou Joaquim. Ele também afirma que a comunidade estará mais no centro do processo de discussões de eventuais novas rotas, e a intenção é não depender tanto de contrapartidas da iniciativa privada.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *