Ceará | Cicloativismo | Educação
Prefeitura de Fortaleza inicia primeiro curso para geração de renda por meio da bicicleta
As inscrições vão até 18 de novembro; Saiba como participar.
A Prefeitura de Fortaleza inicia as atividades abertas ao público da Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem sobre Bicicletas Urbanas (GRAU), iniciativa do programa Pedala Mais. A partir desta sexta-feira (08/11), estarão abertas as inscrições para a primeira turma do curso “Dando Grau”. A formação é gratuita e voltada para a população de baixa renda, com objetivo de promover educação, incentivar o empreendedorismo e estimular o uso da bicicleta como ferramenta de geração de renda.
Para se inscrever, basta acessar o site. As inscrições vão até o dia 18 de novembro.
A qualificação será realizada presencialmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, na Galeria de Recondicionamento e Aprendizagem de Bicicletas Urbanas, localizada na sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O curso ocorrerá das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Entre os conteúdos que serão trabalhados, estão:
– Mecânica básica de bicicletas: aprendendo como fazer reparos e manutenções simples;
– Pedalar na cidade: foco na segurança no trânsito;
– Empreendedorismo: como estruturar um negócio envolvendo o uso da bicicleta;
– Gestão financeira: orientações sobre como administrar o negócio de maneira eficiente.
Contando com o apoio consultivo e técnico do Instituto Aromeiazero, o treinamento utiliza a metodologia do curso Viver de Bike e terá uma carga horária de 30 horas/aula, abordando temas essenciais para quem deseja empreender ou utilizar a bicicleta como ferramenta de trabalho. O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que há mais de 10 anos utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes.
Durante o período do curso, os alunos irão praticar e recondicionar individualmente uma bicicleta que foi recebida através de doações individuais operadas pelo Instituto Aromeiazero e coletadas pela GEDUC (Gerência de Educação no Trânsito – AMC).
Impactos positivos
A iniciativa busca colaborar com a promoção de um desenvolvimento mais sustentável da mobilidade urbana de Fortaleza ao incentivar a adoção da bicicleta como meio de transporte, além de impulsionar o empreendedorismo na cidade gerando oportunidades de geração de renda para os interessados no assunto.
“A iniciativa busca não apenas gerar oportunidade de trabalho, mas também promover um impacto positivo no trânsito e na mobilidade urbana de Fortaleza”, explica Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da AMC.
O resultado da seleção será comunicado até o dia 21 de novembro, por e-mail e/ou Whatsapp. Em caso de dúvida, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail grau@aromeiazero.org.br.
Pedala Mais
Lançado em 2023, o Pedala Mais Fortaleza é impulsionado pela Iniciativa Bloomberg para Infraestrutura Ciclável (BICI, da sigla em inglês), programa da Bloomberg Philanthropies gerenciado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) para a implementação de projetos inovadores relacionados à ciclomobilidade. O Pedala Mais tem como meta dobrar o número de usuários de bicicleta em Fortaleza, passando de 5% para 10% nos próximos 10 anos.
___________________________
Fonte: Notícia e imagem enviada pela Assessoria de Imprensa do Aromeizero – imprensa@aromeiazero.org.br em 11/11/2024.