|

Por que reduzir velocidades é fundamental para a segurança viária?

Dois anos atrás, em uma sessão de treinamento no Banco Mundial, em Washington, o Dr. Kavi Bhalla da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health pediu aos participantes que encarassem suas próprias palmas das mãos. O encontro contava com profissionais de todo o mundo que trabalham com os governos nacionais e locais sobre a política e os projetos de transporte. Quando as pessoas, ainda hesitantes, acataram seu chamado e encararam as próprias mãos, o Dr. Bhalla sentenciou: “suas mãos estão manchadas de sangue”.

Começar assim sua palestra foi escolhida por Bhalla para demonstrar que aqueles responsáveis pelo planejamento das estradas têm cometido um grave erro há mais de 100 anos. Exatamente por utilizarem a capacidade das estradas e velocidade como os principais objetivos do seu trabalho. Quando, na verdade, esta abordagem tem sido um fracasso monumental. Não só a construção de estradas não melhora o tráfego em áreas urbanas, como também aumenta o número de mortos e feridos graves. Vias expressas e rodovias urbanas tornaram-se “estacionamentos” durante as horas de pico e armadilhas mortais nas outras horas do dia.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *