|

População cresce e rede cicloviária se defasa em Jundiaí

Em Jundiaí, a malha de ciclovias não tem acompanhado o aumento populacional da cidade nos últimos anos. De acordo com o Observatório Jundiaí, havia 1,89 quilômetro de ciclovia a cada 100 mil habitantes na cidade. Em 2021, o número abaixou para 1,87. Já no ano passado, havia 1,81 quilômetro de ciclovia a cada 100 mil habitantes. Atualmente, o município tem quase 9 quilômetros de ciclovias e, de acordo com o Plano Diretor (Lei 9.321/2019), a cidade tem planejamento para que mais de 180 quilômetros componham a rede (veja no mapa). O aumento é expressivo, mas, por hora, está apenas no papel.

Representante de ONGs, inclusive do Pedala Jundiaí, a qual faz parte, no Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), Roberto Fernandes diz que Jundiaí está, de fato, com a malha cicloviária defasada. “Tem projetados 184 quilômetros. E o plano cresce de acordo com o crescimento da cidade, só que falta tirar do papel, o plano existe faz tempo. Tem estudo para a ciclovia na Ferroviários, um fundo de desenvolvimento liberou verba para a obra e ela vai se interligar com a da Fábrica das Infâncias, com o Jardim Botânico e com o trecho de prolongamento que vai interligar a Ozanam”, conta.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *